Programa de fidelidade além das compras

como programas de pontos e cashback estão sendo usados em estabelecimentos do dia a dia

Atualizado em março 1, 2025 | Autor: Ivan Martins
Programa de fidelidade além das compras

Você já parou para pensar em quantas vezes vai à farmácia, ao supermercado ou a um restaurante ao longo do mês? Esses são lugares que fazem parte da nossa rotina, seja para comprar um remédio, encher o carrinho de compras ou aproveitar uma boa refeição. E se eu te dissesse que, além de levar para casa o que precisa, você ainda pode ganhar descontos, dinheiro de volta ou até mesmo produtos grátis com programa de fidelidade?

Esses programas, que antes eram exclusivos de cartões de crédito e companhias aéreas, agora estão presentes em estabelecimentos essenciais do dia a dia.

Grandes redes perceberam que oferecer benefícios diretos ao cliente é uma forma inteligente de fidelizar consumidores e incentivar compras recorrentes.

Para nós, consumidores, essa é uma excelente oportunidade de economizar em despesas que já fazem parte do orçamento.

Mas será que vale a pena se cadastrar em tantos programas? Como escolher aqueles que realmente trazem vantagens? E, mais importante, como usar esses benefícios da melhor forma possível?

Neste post, vamos explorar como os programas de fidelidade em farmácias, supermercados e restaurantes estão mudando a forma como compramos e consumimos.

Como funciona o programas de fidelidade do dia a dia?

Os programas de fidelidade nesses estabelecimentos seguem um princípio simples: quanto mais você compra, mais vantagens recebe.

Dependendo da rede, essas vantagens podem vir na forma de cashback, pontos acumuláveis ou descontos diretos em produtos e serviços.

Hoje, os modelos mais comuns de recompensas nesses setores são:

  • Cashback: você recebe de volta uma parte do valor gasto, que pode ser usado em futuras compras ou até transferido para sua conta bancária.
  • Pontos: a cada compra, você acumula pontos que podem ser trocados por produtos, descontos ou serviços.
  • Descontos exclusivos: clientes cadastrados nos programas pagam menos em determinados produtos ou recebem ofertas personalizadas.

A lógica por trás desses programas é simples: quanto mais você compra em um mesmo lugar, mais vantagens recebe.

Mas será que realmente compensa?

Farmácias: descontos e cashback na saúde

Se tem um lugar onde os preços variam bastante, esse lugar é a farmácia. Dependendo do dia e da rede, o valor de um mesmo medicamento pode mudar significativamente.

E é justamente para garantir que os clientes voltem sempre que muitas farmácias criaram programas de fidelidade.

Redes como Drogasil, Droga Raia e Pague Menos oferecem programas de descontos exclusivos para clientes cadastrados.

Com isso, remédios de uso contínuo e produtos de higiene pessoal podem sair até 50% mais baratos.

Além disso, ao longo do tempo, o sistema aprende os hábitos de compra do consumidor e oferece promoções personalizadas.

Outro benefício interessante são os aplicativos de pagamento que devolvem parte do dinheiro gasto, como o Ame Digital e o Méliuz.

Ao pagar suas compras com esses apps, você recebe um percentual do valor de volta, que pode ser usado em outras compras ou resgatado.

Como aproveitar os programas de farmácias ao máximo?

  • Sempre pergunte se há desconto para clientes cadastrados antes de pagar.
  • Compare os valores em diferentes redes e veja onde os descontos são mais vantajosos.
  • Se for comprar um medicamento de uso contínuo, aproveite para comprar uma quantidade maior e garantir um desconto maior.

Supermercados: economia a cada ida às compras

Supermercado é aquele tipo de gasto inevitável. Mas se você souber usar os programas de fidelidade a seu favor, pode transformar as compras do mês em uma grande oportunidade de economia.

Redes como Pão de Açúcar, Carrefour e Extra oferecem programas de recompensas que acumulam pontos e garantem descontos exclusivos para clientes cadastrados.

O Stix, por exemplo, permite que você acumule pontos ao fazer compras no Pão de Açúcar e depois troque por produtos ou abatimentos no valor da compra.

Já o Meu Carrefour oferece cashback e promoções personalizadas, permitindo que os clientes gastem menos ao longo do mês.

Além disso, alguns supermercados fazem parcerias com cartões de crédito específicos, garantindo ainda mais benefícios para quem paga com determinado cartão.

Dicas para economizar no supermercado com os programas de recompensas

  • Dê preferência a redes onde você já faz compras regularmente. Quanto mais você compra no mesmo lugar, mais benefícios acumula.
  • Fique de olho em ofertas especiais para clientes cadastrados, que podem fazer uma grande diferença no final do mês.
  • Use aplicativos que concentram ofertas e ajudam a maximizar o acúmulo de pontos ou cashback.

Restaurantes: comida boa e recompensas na mesa

Seja para um almoço rápido no shopping ou um jantar especial no fim de semana, todo mundo gosta de comer fora de vez em quando.

E se tem um setor que soube usar os programas de recompensas para fidelizar clientes, esse setor é o da alimentação.

Grandes redes de restaurantes e fast food já oferecem programas que transformam cada refeição em pontos ou descontos.

O Méqui Vip, do McDonald’s, por exemplo, permite que os clientes acumulem pontos a cada compra e troquem por lanches grátis.

Já o Outback Rewards oferece benefícios exclusivos para quem frequenta a rede com frequência.

Além disso, aplicativos de delivery como iFood também entraram nessa tendência, oferecendo cashback e cupons de desconto para clientes fiéis.

Como aproveitar os programas em restaurantes?

  • Antes de fazer um pedido, veja se o restaurante oferece algum programa de fidelidade ou cupom de desconto.
  • Use aplicativos de entrega que devolvem uma parte do valor gasto.
  • Se gosta de um restaurante específico, veja se ele tem um programa de pontos para clientes frequentes.

Vale mesmo a pena entrar nesses programas?

A resposta é: depende. Se você já compra frequentemente em uma rede e ela oferece um bom programa de fidelidade, faz todo sentido se cadastrar e aproveitar os benefícios.

Mas se for um programa que exige um gasto muito alto para recompensas mínimas, pode não valer tanto a pena.

Aqui vão algumas perguntas que você pode se fazer antes de aderir a um programa de recompensas:

  • Eu já costumo comprar nesse estabelecimento?
  • Os benefícios oferecidos realmente fazem diferença no meu orçamento?
  • Existe alguma taxa de adesão ou restrição no uso das recompensas?

Se a resposta for positiva para as duas primeiras perguntas e não para a última, então vale a pena testar o programa e ver como ele pode te ajudar a economizar.


Programa de fidelidade

Por fim, os programas de fidelidade não estão mais restritos a bancos e companhias aéreas. Hoje, farmácias, supermercados e restaurantes oferecem cashback, descontos e pontos que podem trazer uma boa economia para o consumidor.

O segredo para aproveitar essas vantagens é escolher os programas que realmente fazem sentido para o seu estilo de vida e seus hábitos de consumo.

Então, com um pouco de planejamento, dá para transformar compras comuns em oportunidades reais de economizar com seu programa de fidelidade.

Ivan Martins

Ivan Martins

Acadêmico e cientista social, com mais de 3 anos de experiência como redator web. Especialista em finanças e cartões de crédito, compartilha seu conhecimento de forma clara e acessível, ajudando seus leitores a entender e tomar decisões informadas sobre o mundo financeiro. Com uma abordagem prática e focada, combina sua formação acadêmica com uma visão crítica e atual sobre os temas que aborda.

Ver todos os posts